Segurança e saúde no trabalho – Riscos biomecânicos e lesões musculosqueléticas

As Lesões Musculosqueléticas Relacionadas com o Trabalho (LMERT) continuam a ser uma das principais causas de absentismo, perda de produtividade e degradação da qualidade de vida profissional, afetando trabalhadores de diversos setores de atividade, como o do comércio de materiais de construção, lesões que, frequentemente associadas a movimentos repetitivos, posturas forçadas, esforços físicos intensos ou levantamento e transporte manual de cargas, além de outros fatores, representam um desafio crescente para a segurança e saúde no trabalho (SST).

Além dos fatores de risco físicos, os fatores psicossociais também podem contribuir para o desenvolvimento ou agravamento das LMERT, sendo, por isso, essencial uma abordagem integrada para a promoção da segurança e saúde dos trabalhadores.

A redução das LMERT e, em geral, das doenças profissionais, exige o envolvimento ativo de todos os agentes do mundo laboral. A divulgação de conteúdos técnicos de qualidade e a sua adaptação às diferentes realidades profissionais são passos essenciais para garantir ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), fonte desta informação, disponibiliza em conformidade folhetos, flyers, videos e outras publicações, que podem ser consultadas no seu portal (aqui) e cujos títulos reproduzimos a seguir:

Partilhar:

Outros Destaques